.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Das 8h às 12h | 13h às 17h

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História:

 

 

 

– Primeiro Período:

 

 

Iniciou-se em 1738, prolongado-se até 1797. Nesse tempo, a região era submetida à freguesia e depois à Vila de Atibaia, quando houve a criação da Vila de Bragança que, posteriormente, passou a chamar-se simplesmente Bragança. Ainda nesse período foi concedida a Simão de Toledo Pizza uma sesmaria (Título de terras, entregue pela coroa Portuguesa), daí resultando a “Campanha de Toledo” que dá origem a Região.

 

Com o falecimento de Simão de Toledo Pizza, o território se tornou de litígio entre as capitanias de São Paulo e Minas Gerais. Devido a esse fato, ficou estabelecido que, à margem esquerda do Rio Camanducaia, porção Sul, ficariam sob jurisdição de São Paulo e pelo lado norte, sob a jurisdição de Minas Gerais.

 

 

– Segundo Período:

 

Os primórdios de Pedra Bela, se deu com Julião de Oliveira Preto e Pedro Domingues Paes, os primeiros compradores de terras (divisão das sesmaria) na Região de Campanha de Toledo, que estavam sem a devida posse de seu detentor Capitão Antonio Pedroso de Alvarenga.

  • Julião de Oliveira Preto foi vereador na Câmara de Bragança Paulista em 1807 e 1814.
  • Seu irmão, José de Oliveira Preto foi juiz ordinário em 1800, 1807.
  • O filho de José de Oliveira Preto, Antônio de Oliveira Preto, chegou a ser Vereador entre 1865 e 1872, 1887 e 1890.

Após falecimento de Julião de Oliveira Preto, suas terras foram repartidas para seus 14 filhos que eram apelidados de “Meano”, a partir disso, o local passou a ser conhecido com “Bairro dos Meanos”

 

– Terceiro Período:

 

José Antonio de Oliveira Preto, neto de Julião de Oliveira Preto e bisneto de Pedro Domingues Paes, em meados de 1869, fincou uma Cruz, onde descansavam os corpos para serem sepultados em São José de Toledo (Hoje, município de Toledo/MG), por volta de 1880 no local foi construída a capela de Santa Cruz, e cerca de 25 anos depois, esta Capela foi derrubada e ampliada, sendo desde então conhecida como Igreja de São Sebastião.

Historicamente, considera-se fundador, aquela pessoa que primeiro edifica (constrói) uma capela numa determinada povoação. Diante disso, José Antonio de Oliveira Preto (Zé Meano), por colocar a cruz no dia 24/02/1869 e posteriormente colaborar com a edificação da Capela de Santa Cruz, é considerado o fundador de Pedra Bela. (O marco inicial da Fundação de Pedra Bela, foi representada pela colocação de placa na Praça São Sebastião, em frente à Igreja do mesmo nome, instalada em homenagem ao centenário do falecimento de José Antonio de Oliveira Preto, (Zé Meano).

 

 

– Quarto Período:

 

Em 1929 o povoado tornou-se Distritos de Paz de Pedra Grande, pela Lei nº 2.369, de 30 de novembro de 1929. 

O que é Distrito de Paz? - Distrito de Paz começa por ser a quarta divisão territorial no Brasil. Primeiro a União, segundo o Estado, terceiro o Município e quarto o Distrito de Paz. Que é uma subdivisão do território do município; este, poderá ter vários distritos.

 

– Quinto Período:

 

O Decreto Estadual nº 7.864, de 24 de setembro 1936 alterou as divisas do distrito de Pedra Grande, para adaptá-las às do distrito de paz de igual denominação.

Dois anos depois, em 1938 foi oficializado Pedra Grande como Vila de Bragança Paulista pelo Decreto nº 9.775, de 30 de novembro de 1938.

 

– Sexto Período:

 

Em 1944 o nome da Vila da Pedra Grande, foi alterado para Pedra Bela, pelo Decreto Lei 14.334 de 30 de novembro de 1944. 

No ano seguinte, foi oficializado a divisão dos distritos policiais, incluindo neste, a Vila de Pedra Bela, pelo Decreto nº 15.067 de 25 de setembro de 1945.

As Leis que se seguiram, de nº 233 de 1948, 2.456 de 1953, 5.121 de 1958 e 5.285 de 1959 Mantiveram a classificação de Pedra Bela como Vila. 

 

– Sétimo Período:

 

A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964, após a aprovação da Lei nº 8.050 de 31 de dezembro de 1963, que elevou Pedra Bela para o nível de cidade, sendo José Bueno de Miranda o primeiro Prefeito do Município e Oswaldo Dini o primeiro Presidente da Câmara dos Vereadores.

A confirmação veio com a Lei nº 8.092, de 28 de fevereiro 1964, mantendo a classificação de Pedra Bela como Cidade. 

 

Características:

 

Pedra Bela, “Natureza em paz entre vales e colinas”, um pequeno município com cerca de 6.000 habitantes que ganhou parte do nome diante do principal monumento natural de seu Território, a “Pedra Grande”. Localizado no Noroeste do Estado de São Paulo, em Meio a Serra da Mantiqueira, a cerca de 1.120 metros do nível do mar, é considerada a terceira cidade mais alta do Estado. Com um clima de baixas temperaturas no inverno (sendo uma das poucas no Estado a atingir temperaturas negativas) e amenas no verão, o município se torna bastante atraente, principalmente por suas belezas naturais, que fazem jus a seu nome. 

 

 

Pontos Turísticos de Destaque:

 

Pedra Grande

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Tirolesa de Pedra Bela

Pedra Maria Antonia

Pedra Santa

Pedra de São Domingos

Pedra Mão de Deus

Cachoeira da Boca da Mata

Cachoeira Antonio Souza/Tamanduá

Corredeiras dos Tuncuns

Igreja e Praça São Sebastião 

Gruta, Igreja e Praça Nossa Senhora de Lourdes

Praça dos Meanos/Portal

Praça Nossa Senhora Aparecida/Mirante

 

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Pedra Bela - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.